Quatro por Um - Capítulo 15
uma novela de:
Jacques LeClair
escrito por:
Jacques LeClair & Sinceridade
Direção:
Allan Fiterman
Leonardo Nogueira
Elenco:
Letícia Colin como Anabel Royal
Marcello Melo Jr. como Rafael Royal
Renato Góes como Miguel Royal
Sheron Menezzes como Isabel Royal
Elenco em ordem alfabética
Ângela Vieira como Eleonora Bonfim Alcântara
Christiane Torloni como Selma Royal
Dan Stulbach como Celso Alcântara
Emílio Dantas como Jorge Passos
Felipe Bragança como Marcos Muniz de Albuquerque
Giovanna Cordeiro como Solange Alcântara
Herson Capri como César Barbosa
Lilia Cabral como Suely Muniz de Alcântara
Lucinha Lins como Eliete Royal
Marcos Palmeira como Higor Calmon
Maria Eduarda de Carvalho como Maria Carolina “ Carol " Muniz de Albuquerque
Mariana Sena como Luisa Silva
Mel Maia como Bianca Pinheiro Royal
Paulo Betti como Antônio Marcos Albuquerque
Paulo Lessa como Joel Bastos
Renan Monteiro como Rui Dantas
Ricardo Pereira como Dr. Bernardo França
Selton Mello como Sérgio Santos
Sophie Charlotte como Josie Pinheiro
Stella de Freitas como Norma Junqueira
Suely Franco como Vilma Celestino
Valentina Herszage como Helena Royal
Participações especiais
Cosme dos Santos como Amadeu Neves
Cristiane Pereira como Rita Anjos
Irene Ravache como Noelita Palmeira
Kadu Moliterno como Cassiano Dias
Kiko Mascarenhas como Robert Martin
Atriz convidada:
Cássia Kis como Carmen Royal
Ator convidado:
Luis Melo como Pedro Rabelo
Cena 01: Studio Albuquerque - Manhã - Interna.
LUISA - D. Suely, a senhora quer falar comigo?
SUELY - Luisa! Que bom que você apareceu… eu tenho algo pra te dizer.
LUISA - Meu Deus, eu vou ser demitida?
SUELY (risos) - Não, não, que isso… arrume suas malas. Ainda nessa semana, você irá para a França. Sua carreira como modelo começou!
trilha: É preciso saber viver (instrumental)- Titãs.
LUÍSA (sorrindo, mas com ares de preocupação): Mas assim, tão rápido, dona Suely?
SUELY: Está receosa, querida? Não fique.
LUÍSA: Pois é… como eu já tinha lhe dito, eu não me sinto muito à vontade com tudo isso, dona Suely. Até ontem eu tava trabalhando num salão como uma mera funcionária e agora vou virar modelo internacional… não sei, não.
SUELY: Eu entendo completamente o seu medo, mas vai deixar essa chance passar assim?
LUÍSA: Eu tô deixando tudo pra trás. A cidade que tanto amo, minha família, amigos, o Brasil! Tem noção do peso disso?
SUELY: Meu bem, eu te garanto que não vai se arrepender. Me fale se alguma vez na vida alguém já te deu uma oportunidade como essa?
LUÍSA (respira fundo): É… realmente, não. Nunca.
SUELY: Aí é que tá! Não há nada melhor nesse mundo do que oportunidades, Luísa. Olhe bem, você vai ser uma modelo internacional. Famosa! Posando em fotos de altíssima qualidade, desfilando na coleção como uma musa. Querida… não seja tão boba ao se apegar às coisas dessa cidade. O Rio realmente é uma cidade muito boa, pra quem tem tudo ao seu dispor. Pra quem não tem… Olha, você vai voltar outra pessoa de lá, te garanto que não vai se arrepender.
LUÍSA: É… se for parar pra pensar são só três meses, né? Passam num piscar de olhos…
SUELY: E aí, vai aceitar?
Luísa se mantém em silêncio por alguns segundos, pensando na resposta.
LUÍSA (sem firmeza): Tá… eu aceito, dona Suely. Eu aceito.
SUELY (se levanta da cadeira, sorrindo): Que coisa ótima! A melhor escolha que você fez, Luísa, não tenha dúvidas. Só te peço uma coisinha. Não comenta nada com ninguém por enquanto, tá?
LUÍSA (desconfia): Não? Por que?
SUELY (se enrola): Porque? Bem… Luísa, essa é uma informação confidencial, não acho que iria cair bem se essa informação vazasse antes do desfile de lançamento.
LUÍSA: Então quer dizer que eu não vou poder contar ao Miguel sobre minha ida?
SUELY: Claro que vai poder, Luísa. Quando você voltar. (se senta novamente) Bom, sente-se, você tem um contrato a ser assinado.
Luísa se senta e coloca a mão em uma caneta, e logo depois, assinando seu nome em uma folha.
SUELY (feliz): Ótimo! Perfeito! (ela pega na mão da moça com expressão de satisfação e felicidade o) Você vai ser uma ótima modelo! Sua carreira vai explodir!
LUÍSA: Bom, vou voltar ao meu trabalho. Muito obrigado, dona Suely.
Luísa sorri, se levanta e logo depois se retira, deixando Suely na sala com sorriso largo.
SUELY (falando entre os dentes, sorrindo): Tolinha!
Cena 02: Sala da Presidência - Manhã - Interna
Os quatro protagonistas estão reunidos. Carmen está com três projetos em mãos, e apresentará para eles
CARMEN: Muito bem, os 30 dias já se passaram, e chegou o momento de prestação de contas. Todos podem se sentar. Vamos lá, está aqui em minhas mãos três projetos que vocês me entregaram. Eu os li, e de fato, os achei bastante competentes para serem desenvolvidos ainda esse ano aqui na empresa. E gostaria que vocês comentassem sobre, a começar pelo Rafael. Você está com a palavra.
RAFAEL (se levanta): Muito bem. O meu projeto, ele é rentável a longo prazo. Eu usei como base o nosso banco, o Banco Royal, que tem como principal foco os empréstimos realizados para empresas e pessoas. O que eu gostaria de propôr era uma abertura maior dos empréstimos, pois sem dúvida, através do juros, conseguiríamos alcançar uma margem de lucro maior. Para empresas, que sempre buscam empréstimo aqui, é tranquilo. Mas há também empresas, e até pessoas, que buscam empréstimos em nossos bancos e são negados. A minha ideia é uma abertura maior para essas pessoas, facilitando o empréstimo, e ganhando a partir do juros que serão pagos.
CARMEN: Você, Anabel, qual o seu projeto?
ANABEL (mantém-se sentada): O meu projeto visa o Ramon imobiliário, que está em crescimento nas últimas décadas. Muitas construtoras estão investindo na construção de condomínios e apartamentos não só visando aqueles que não possuem uma casa própria, mas também pensando naqueles que investem no ramo imobiliário, vivendo dos lucros que trazem. Há muita gente que emprega o dinheiro no ramo imobiliário, considerando assim mais seguro. Eu acho interessante investirmos mais no ramo imobiliário, não só pensando naqueles que irão alugar ou comprar futuramente, mas também nos fundos imobiliários.
CARMEN: Miguel.
MIGUEL (levanta): O meu projeto visa uma produção mais ligada ao agro, utilizando as fazendas que o Grupo Royal detém. Muitas dessas fazendas estão escaneadas, podendo ser usadas para lucro, gerando assim também mais empregos. Podemos empregar no ramo de laticínios, de carnes e até mesmo de frutas.
CARMEN: Achei muito interessante isso que vocês organizaram, e que será votado e colocado em prática, se assim aprovado. O que eu não entendi foi o porquê a Isabel não construiu o seu projeto. Observando que todos aqui tiveram o mesmo tempo, não consigo compreender o que aconteceu.
ISABEL (levanta): É muito simples, tia Carmen. Eu vou abandonar essa competição. Eu não faço mais parte dessa corrida pela presidência.
Trilha: Tenso Forca Moo - Mu Carvalho.
A câmera mostra a reação dos quatro. Feições de alegria e preocupação são mostradas
Trilha: Tenso Forca Moo - Mu Carvalho.
CARMEN: Isabel, não estou entendendo o seu posicionamento.
ISABEL: Titia, eu pensei muito nesses últimos dias para chegar a esta conclusão. Eu estou saindo dessa competição.
CARMEN: Mas você não pode fazer isso, isso é um completo absurdo.
RAFAEL: Uma pena que agora somos três. O bom que agora a concorrência é menor, bola pra frente.
ANABEL: Porque não desiste também, Rafael? Seria uma favor que você nos faria.
MIGUEL: Gente, não atrapalhem a conversa.
CARMEN: Eu não posso permitir que você faça isso, não foi esse o acordo que fizemos.
ISABEL: Eu não quero mais, tia, eu já abri mão. Dêem continuidade entre eles três, que eu tenho certeza que tem competência o suficiente para prosseguir com essa competição. Agora que não faço mais parte disso, eu vou me retirar.
Isabel se levanta para sair.
CARMEN: Um momento! Eu não vou permitir que você faça isso, nós fizemos um acordo. Essa competição não vai continuar se você sair.
RAFAEL: Espere ai, titia, isso eu não posso aceitar. Nós não temos absolutamente nada a ver com a atitude da Isabel. Se ela quer sair, que saia, mas nós não devemos ser prejudicados pela decisão dela.
MIGUEL: O Rafael tem razão. Não dá pra concordar com isso, seríamos prejudicados.
ANABEL: Eu infelizmente tenho que concordar com eles dois.
ISABEL: Eles estão certos. E eu não quero voltar a essa corrida, não adianta insistir. E não quero que meus primos sejam prejudicados por mim. Titia, continue essa competição, mas terá que continuar sem mim. Eu agradeço a todos que me acompanharam até aqui, mas eu prefiro voltar a fazer e vender pães.
RAFAEL: Ela tem razão. Quem nasceu pra padeira, nunca chegará a presidente. É isso, bola pra frente.
ISABEL: Eu só não te respondo a altura, porque eu não tenho mais nada a ver com isso aqui. E nem me afeta, porque não faço questão de voltar. Todos tenham um bom dia.
Isabel sai da sala. Carmen fica incrédula com tudo o que acabou de ver.
CARMEN: Eu não acredito. Eu não acredito no que acabei de ver. Chega a ser cômico, algo que não viria de outro lugar a não ser de uma peça de teatro.
ANABEL: Isso só revela que ela não teria gás para prosseguir em nada. Inconstância não faz parte da vida de um presidente.
CENA 02: Apartamento de Helena/Manhã/Interna - Helena falando ao telefone.
HELENA: O que ela fez? Cezar, fala direito.
CEZAR: Sua mãe acabou de abrir mão do cargo da presidência do Grupo Royal. É, Helena, sua chance terminou antes mesmo de começar.
HELENA: Cezar, eu não vou permitir isso, não vou. Já chegou a hora de pôr em prática o plano.
Trilha: Mara (Tensão) - Eduardo Queiroz
CEZAR: Não diga que…
HELENA: Isso mesmo. Vamos providenciar a procuração. A tia Carmen vai sambar naquela empresa.
CEZAR: E como é que você vai fazer isso, Helena? A sua tia é a faca mais afiada do faqueiro, ela iria perceber rapidamente qual o documento seria uma procuração. Se eu fosse você, eu desistia.
HELENA: Se eu sou esperta, tive a quem puxar. Cezar, eu já arquitetei tudo. Olha, vou te contar agora, e anote minhas instruções.
A cena fica muda, apenas embalada pelo instrumental. Imagens do Rio são apresentadas, indo até a sala de Carmen, com a mesma recebendo um telefonema não tão desejado.
Cena 03: Sala de Carmen - Meio dia - Interna.
CARMEN (Atendendo ao telefone): Alô? Quem está falando.
ELEONORA (Sentada em seu sofá): Olá, Carmen. Quanto tempo…
CARMEN: O que você quer?
ELEONORA (tom de deboche): Eu já fiquei sabendo do que acontece… os ventos que ecoam chegaram até os meus ouvidos. Quer dizer que sua sobrinha não aguentou o tranco? Largou tudo antes de começar? Que lástima, mas não hesito em te informar que os meus filhos foram muito bem preparados para o cargo, viu, caso queira uma ajudinha.
CARMEN: Pode guardar a sua ajudinha pra outra freguesia, porque aqui não. Posso ter perdido uma, mas ainda tenho três. E muito competentes, para você ficar sabendo.
ELEONORA: Está bem, está bem. Olha, só não esqueça de avisar a eles que filho de caranguejo não é peixe, viu? Até mais!
Carmen bate o telefone com força, mostrando revolta. Trilha: Um Amor de Verão - Rádio Táxi. Uma transição simbolizando o amanhecer e o passar do dia, indo para o fim da tarde. Nessa transição, mostra paisagens, carros, pessoas, etc. A cena é direcionada novamente para a sala de Solange, com uma estagiária.
Cena 04: Sala de Solange - Tarde - Interna: Cena entre Solange e a estagiária.
SOLANGE(entregando uma pasta cheia de documentos):Aqui está os documentos. Entregue na sala da Dra. Carmen, e diga que serão lavrados em cartório amanhã.
ESTAGIÁRIA: Certo.
A estagiária caminha em direção à sala de Carmen, e no meio do caminho Joel se esbarra com ela, fazendo a pasta com os papéis caírem.
Trilha sonora: Tensodeep - Mu Carvalho
ESTAGIÁRIA: Meu Deus. Me desculpe.
JOEL: Não, não, deixa que eu pego. Eu arrumo pra você. A culpa foi minha.
ESTAGIÁRIA: Obrigada… meu Deus, como eu fui desastrada.
Joel arruma os papéis, colocando no final deles a procuração.
JOEL: Prontinho. Tudo organizado.
ESTAGIÁRIA: Muito obrigada. Me desculpe, tá?
JOEL: Que isso… sem problemas.
Joel dá um sorriso de canto. A estagiária caminha para a sala da Carmen, lhe entregando os documentos. Carmen prontamente assina, sem sequer ler. A câmera foca nela assinando a procuração.
CENA 05: Aeroporto - Fim de Tarde - Interna:
Trilha: Nuvem de Algodão - Sacha Amback
LUÍSA (se aproxima de Suely): Obrigada por tudo, dona Suely. A senhora foi um anjo.
SUELY (sorrindo falsamente): Não mais do que você, querida.
Chamada de vôo. Luísa se atenta e respira fundo, ansiosa.
LUÍSA: Chegou a hora.
ROBERT (sorrindo): Vai lá. Não esquece de me mandar mensagem quando chegar, heim? Já já estou chegando por lá.
LUÍSA: Claro. Não vou esquecer, pode deixar.
Os dois se abraçam rapidamente. Quando se afastam, há um brilho contido nos olhos dos dois.
LUÍSA: Tchau, dona Suely. Mais uma vez, muito obrigada.
As duas se abraçam. Luísa sorri e se vira de costas, deixando Robert e Suely ali, em meio a multidão. Antes de entrar na fila de embarque, ela se vira e acena. Robert e Suely retribuem o gesto e sorriem.
SUELY (dando tchauzinho e falando entre os dentes, irônica): Vai com Deus!
CENA 06: Casarão dos Albuquerque's - Noite - Interna:
CAROL: Pra França?
SUELY: É. Pra França. Luísa vai ficar lá pelos próximos três meses, modelando para uma campanha de verão, tudo por minha conta. Pode comemorar.
CAROL: Mas isso é ótimo! Meu Deus, mãe, você é um gênio!
Carol abraça a mãe exageradamente e a enche de beijinhos no rosto. Suely se esquiva.
SUELY: Comemore mesmo, querida. Comemore pois não existe mãe melhor do que eu.
CAROL: Mas aquela infeliz cedeu assim, tão fácil?
SUELY: Não foi muito difícil convencê-la.
CAROL (alegre): Nem acredito que vou ter o Miguel de volta, só pra mim! Isso é um sonho? Será que é um sonho? Ai, me belisca!
Carol solta um grito de vitória e dá pulos de alegria. Suely observa a cena também com um sorriso largo.
Cena 07: Apartamento de Miguel - Noite - Interna:
Eliete está na sala, assistindo televisão. De repente, a campainha toca. Ela vai atender. É Carol.
CAROL: Olá. Posso entrar?
corte.
Já sentadas e tomando um cafezinho, Carol e Eliete conversam.
ELIETE (erguendo as mãos para o alto): Que Deus seja louvado! Graças a Deus ela foi!
CAROL: Eu nunca estive tão feliz. Finalmente o Miguel vai voltar a ser meu, vai voltar a ser como era antes.
ELIETE: Será mesmo, Carol? Não sei não, hein? Meu filho aparenta estar bastante apaixonado por aquela lá.
CAROL: Sim, mas ele não sabe que ela está viajando como modelo. Minha mãe convenceu ela a não comentar com ninguém.
ELIETE: Ah, é? Isso é ótimo.
CAROL: Só espero que ele volte pra mim e não saia correndo dos meus braços pra ficar com ela novamente, quando ela voltar.
ELIETE: Fique tranquila, isso obviamente não irá acontecer.
CAROL: E como tem tanta certeza disso?
ELIETE: Eu tenho um plano. (enquanto toma um gole de café) Que tal a gente escrever uma carta, como se fosse ela, e nessa carta ela terminaria tudo com ele? Já que não vão se ver tão cedo…
CAROL (sorri): Mas que ideia maravilhosa! Nossa, já quero escrever vários absurdos nessa carta e ver a cara do Miguel lendo e se decepcionando com aquela mulherzinha.
ELIETE: Ótimo. Meu filho vai ficar arrasado. O Miguel é sentimental, se apega fácil aos relacionamentos... Enfim, vai ser muito fácil fazer com que ele acredite nessa história.
CAROL (animada, batendo palmas baixinho): Então vamos escrever a carta agora mesmo!
ELIETE: Calma, calma… Primeiro planejamos cada detalhe. Depois a carta vai ser a cereja do bolo.
Close em Carol, que sorri e balança os ombros como sinal de satisfação.
Fade de cena, mostrando o dia seguinte, com Miguel saindo do banho. Eliete se aproxima.
ELIETE: Miguel, meu filho, chegou uma carta para você.
MIGUEL: Carta pra mim? Mas eu não estou devendo a ninguém.
ELIETE: Mas não é de empresa nenhuma. É da Luísa.
Trilha: Não diga nada - Prentice, Gilson
MIGUEL: Da Luísa? Porque não me disse antes? Onde está?
ELIETE: Está em cima de sua cama.
Miguel sobe apressadamente. Close em Eliete, que sorri de forma maléfica. Corte para o quarto de Miguel, com ele pegando a carta. Ele tira o selo e lê. A cena é ditada na voz da Luísa.
“Caro Miguel. Nesta epístola, eu lhe trago uma notícia muito triste. Acabou! (A feição do Miguel muda completamente. A trilha que toca agora é: Lágrimas de Saudades - Sacha Amback) Acabou, porque eu não quero mais isso. Estou noutra, e não desejo voltar mais. Esqueça de mim, porque nem por meio da amizade podemos nos encontrar. Até nunca mais, Luisa.”
Miguel fica arrasado, ele amassa a carta com ódio e rancor, jogando dentro de sua gaveta. Ele começa a jogar coisas longe, sentando na cama e chorando. Seu rosto expressa tristeza e raiva ao mesmo tempo.
Cena 08: Frente da Casa de Isabel - Tarde - Externa: Noelita e Isabel conversam
NOELITA: Então quer dizer que você abriu mão mesmo. Mas você não deveria ter feito isso, você deveria continuar.
ISABEL: Eu não iria aguentar, Dona Lita. A senhora não tem noção da pressão que é lá.
NOELITA: Também foi por causa do Celso, conte a verdade. Eu falei pra você enfrentar essa situação, Isabel. Só enfrentando que você iria resolver isso. Aí você vai e foge.
ISABEL: Eu estou correndo de problemas. Deixa lá, tem pessoas que nascem para isso. E eu não fui uma delas.
NOELITA: Então você voltará com a padaria?
ISABEL: Isso mesmo. Inclusive, vou aproveitar o dinheiro que ganhei nesse período, e vou fazer umas reformas aqui. Comprar mais material. Eu prefiro mil vezes isso aqui do que aquele antro de brigas. Eu vou dar uma saída. Com o dinheiro que tenho, dá até pra pegar um carro de aplicativo.
NOELITA: Boa sorte.
Cena 09: Sala de Solange - Tarde - Interna: Uma estagiária e trama sala e fala com Solange.
ESTAGIÁRIA: Dra. Solange, posso falar com a senhora?
SOLANGE: Pode sim. O que aconteceu?
ESTAGIÁRIA: Esse documento de procuração, que foi lavrado hoje, eu queria entender.
SOLANGE: Procuração? Mas que procuração? Eu não me lembro de nenhuma procuração em meio aos documentos.
Trilha: Avassalador - Ricardo Leão. Solange pega o documento para ler, e sua feição vai mudando. Ela se desespera.
SOLANGE: Meu Deus!
ESTAGIÁRIA: Mas o que houve, Dra. Solange? Posso ajudar em algo?
SOLANGE: Não, agora não. Agora eu preciso resolver outras coisas!
Solange sai desesperada para a sala de Carmen,e todos observam a movimentação
Sala de Carmen:
SOLANGE: Dra. Carmen, é urgente.
CARMEN: Mas o que houve, Dra. Solange? É muito grave?
SOLANGE: É. A senhora realmente assinou esse documento?
CARMEN (com o papel na mão): Sim, assinei ontem, junto com os outros papéis. Porque?
SOLANGE: Mas esse documento é uma procuração. A senhora passou todos os seus direitos legais para o nome de outra pessoa.
CARMEN (desesperada): O que? Mas eu não fiz isso. Eu nunca faria isso.
SOLANGE: A senhora fez. Mas o que não entendo é que lemos todos esses documentos ontem, não havia procuração alguma no meio.
CARMEN: Mas quem faria isso? Meu Deus, que loucura.
SOLANGE: O documento está em nome de Maria Helena Royal.
Trilha: Perseguição - Eduardo Queiroz
CARMEN: Helena… mas ela não faria, a minha sobrinha não faria isso. Eu vou resolver isso agora. Eu precisarei sair, essa situação não ficará assim!
Carmen sai apressadamente. Ela entra em seu carro e vai em direção ao condomínio onde a Helena mora. Ao chegar lá, o porteiro sinaliza dizendo que ela não está. Em seguida, ela vai em direção a casa da Isabel.
CARMEN (gritando na porta): Isabel! Isabel, abra por favor.
NOELITA: Boa tarde. Posso ajudar?
CARMEN: Boa tarde. A senhora é vizinha da Isabel?
NOELITA: Sou sim. A senhora está procurando por ela? Ela não está. Saiu mais cedo e não voltou até o momento.
Trilha: Candida Tensa - Iuri Cunha
CARMEN: Meu Deus… e agora…
NOELITA: A senhora está bem? Quer uma água?
Carmen começa a desfalecer, sentindo os sintomas de infarto.
NOELITA: Senhora? A senhora está bem?
Carmen cai no chão
NOELITA (Gritando): Ajuda! Alguém ajuda!
Congelamento em Carmen, desmaiada no chão. O encerramento ao som da trilha sonora.
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